A Volkswagen anunciou que se vai retirar do Mundial de Ralis já no final desta época (falta uma prova). Não se sabe qual o Ogier/Julien Ingrassia, que este ano garantiu o quarto título mundial de pilotos, nem de Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e Andreas Mikkelsen/ Anders Jæger, mas a marca de Estugarda já admitiu que o projecto do Polo WRC 2017 que tem vindo a desenvolver em milhares de quilómetros de testes, vai dar origem a um modelo mais "light" da categoria R5, que será vendido a equipas privadas a partir de 2018.
A decisão drástica foi tomada na sequência do escândalo "Dieselgate" que tem abanado todo o Grupo VW e que já levara a marca "irmã" Audi a desistir do programa de Le Mans. Ironicamente, foi na manhã do chamado dia de Finados que a conselho de administração do Grupo tomou a decisão inapelável de retirar a marca do Mundial de Ralis e que deverá ser tornada pública durante o dia de hoje. Ainda se pensou que pudesse dar uma extensão de um ano só para aproveitar o longo desenvolvimento do Polo WRC 2017 – que até já anunciara que se iria designar Polo GTI –, mas o "machado" caiu de forma seca sobre um dos programas de maior sucesso no desporto automóvel mundial: o Rali da Austrália, de 17 a 20 de Novembro, será a última prova da VW no Mundial de Ralis…
Mais que uma questão de poupança – os custos elevados da equipa de ralis são uma "migalha" quando se fala de verbas daquela ordem –, o que estava em causa era uma questão de imagem, de continuar a ter a VW a festejar num desporto considerado poluente… Não se sabem números do budget do programa WRC, mas no caso da Audi, que também abandonou o programa de Le Mans e da Resistência (após 18 anos e 13 vitórias em Le Mans), fala-se em números na casa dos 300 milhões de euros/ano. Por isso a marca de Ingolstadt passou a 100% para a Fórmula E, já na próxima época.
A Volkswagen teve quatro temporadas no Mundial de Ralis verdadeiramente dominadoras com o Polo R WRC, conquistando todos os títulos entre 2013 e 2016 e coleccionando 42 vitórias. Mas há um número ainda mais impressionante: até agora (porque ainda falta uma prova), das 980 classificativas que cumpriu venceu 621!